O Samoieda esta adaptado ao clima do tropical?
Sim... Os Samoiedas estão no Brasil a mais de uma década, mas mesmo assim é importante ter alguns cuidados em dias de temperatura elevada, restringindo as caminhadas em horários de sol ameno como por exemplo final do dia, ou no início da manha. A água deve estar sempre disponível e o cão deve ter abrigo. Gostaria de frisar que cães de focinho curto que não é o caso do Samoieda, tem mais difuldade no controle da temperatura corpórea.
O Samoieda precisa de banhos semanais?
Não. O Samoieda possui uma oleosidade natural na pele e no pelo, sendo este um protetor natural do cão. Banhos frequentes removem esta proteção natural podendo até mesmo ocasionar problemas de pele pelo excesso de umidade. Semanalmente seria muito importante a escovação, optando por banhos mensais, mesmo porque o Samoieda não possui cheiro, este, muitas vezes produzido por uma glândula subcutânea. O Samoieda e uma das únicas raças do mundo que não possuem esta glândula hormonal.
O Samoieda late muito?
Não. Mas os latidos podem ser ocasionados por algum desconforto como frio, fome, dor, ansiedade....
Os latidos estão ligados a cada caso em particular, e não a raça, e este comportamento muitas vezes esta ligado ao comportamento herdado pelo cão desde a fase filhote até a fase adulta.
Os latidos de um cão em demasia não faria bem aos donos, vizinhos e para ele mesmo. Se não houver causa que justifique este comportamento os latidos podem ser desestimulados e mesmo quase anulos usando técnicas de adestramento positivo.
Mas em alguns casos, o latido pode servir de alerta, como por exemplo: Presença de estranhos na ausência do dono na sua casa.
No geral todos os cães são capazes de aprender algo, como por exemplo ser educado com visitas. Mas antes de treiná-los, é preciso estudar e aprender como funciona o mecanismo de aprendizado deles.
O Samoieda convive bem com outros animais?
O Samoieda possui um instinto de caça muito leve. Se adapata muito bem com outros cães, gatos, coelhos.... A única restrição seria com outros cães machos não castrados no alge da reprodução com fêmeas presentes no mesmo território.
O Samoieda pode ser criado em apartamento?
Sim, mas com algumas observações: Uma delas seria o piso. Geralmente pisos de apartamento são porcelanato, laminados, mármores.... estes não têem aderência adequada para os cães e interferem em seus prumos, sendo necessário colocar um tapete antiderrapante.
Também e importante que o cão sai de casa diariamente para fazer caminhadas e assim, poder se exercitar, mesmo porque se trata de cão de trenó e grande vigor fisíco.