CARACTERÍSTICAS E TEMPERAMENTO
O Samoieda, além de chamar muito atenção por sua beleza, é um ótimo cão de companhia. Muito ativo e brincalhão. São várias as particularidades desse cão milenar. Suas características vão desde as várias funções que sua pelagem desenvolve até o seu extremo comportamento dócil. Trata-se de um cão de tamanho mediano, porte forte, musculoso e bem equilibrado. Considerado por muitos o mais lindo cão vivente, possuidor de uma linha de lábios que é levemente recurvada nas comissuras, criando o característico sorriso de Samoieda.

A origem - O Samoieda é originário do norte da Rússia e da Sibéria. Seu nome no país de origem é Samoiedskaïa Sabaka. Trata-se de um dos cães mais antigos que se conhece. Pois descende com pureza total dos seus antepassados, que acompanhavam as migrações dos samoyedos. Uma das raças típicas da Sibéria, cujas origens devem-se resgatar na pré-história. Esta milenar união com o homem deu a esta raça uma domesticidade talvez única entre os animais. Estimado por muitos como um dos cães mais belos do mundo, o Samoieda foi introduzido na Inglaterra há mais de um século e, desde então, figura entre os mais extraordinários cães destacados das exposições cinófilas. Obs.: Leia também a origem do Samoieda no item "Histórico".
A pelagem - O Samoieda é um cão com pelagem dupla, com subpêlo curto, denso e macio e o pêlo externo mais longo, mais áspero e reto. A raça desenvolveu esse subpêlo, quase impenetrável, para resistir às intempéries polares, tendo ainda na pelagem superior um pêlo mais longo e resistente à água, terra e neve. A pelagem da raça possui uma oleosidade impermeabilizante que impede a fixação da sujeira; por isso é muito importante evitar banhos excessivos, mesmo no clima quente, pois o pêlo em constante contato com a água, perde essa oleosidade, podendo vir a ocasionar até mesmo fungos e problemas de pele generalizados. O ideal são escovações mais periódicas.
Sua pelagem é branca como a neve, abundante na Sibéria, seu local de origem, onde eram usados como pastores de renas, guardiões, cães de companhia e para tração de trenós. Existe também além da cor branco puro, a cor branco com creme, o biscoito (a cor de fundo deve ser branca com algumas marcas biscoito). Jamais deve dar a impressão de ser bege.
Em torno do pescoço e sobre os ombros, o pêlo forma uma juba, emoldurando a cabeça, principalmente, nos machos. Na cabeça e nas faces anteriores dos membros, o pêlo é mais curto e liso; na face externa das orelhas, o pêlo é curto, hirsuto e liso. Na face interna das orelhas é bem guarnecido. Na parte traseira das coxas, o pêlo forma um culote. Nos espaços interdigitais, encontram-se os pêlos de proteção. A cauda é abundantemente revestida, pois ela é usada para cobrir o nariz durante frio extremo, o que faz com que sua calda atue como um pré-filtro para aquecer e umidificar o ar que inspira. Nas fêmeas, a pelagem é freqüentemente mais curta e de textura mais suave do que nos machos. A correta textura da pelagem deve sempre ter um especial brilho cintilante.
O Samoieda é a única raça no mundo que não possui odores característicos de cão em sua pelagem. O único cheiro que o Samoieda possui, é o encontrado e produzido entre as almofadas dos dedos dos pés, o que na verdade serve para demarcar o caminho por ele trilhado. O pêlo encontrado entre as almofadas de seus dedos também serve como tração em trilhas geladas e escorregadias.

Temperamento e personalidade - O Samoieda é um cão que realmente adora "conversar" com seu dono. Nesta conversa ele pode estar pedindo ou reclamando de algo! Sempre muito amigável, sincero, alerta e vivaz. O instinto de caça é muito leve. Nunca tímido nem agressivo. Muito social e não pode ser usado na função de guarda.

O Samoieda é capaz de fazer tudo para estar na companhia de seu dono! Muito fiel, carinhoso e dócil! Não é agressivo, tem um comportamento calmo, porém possui uma forte personalidade. Pode-se ter um Samoieda em apartamentos, desde que seu dono o leve a passear todos os dias. O Samoieda trata-se de um cão extremamente curioso e gosta muito de brincar. Aprende com facilidade. Talvez devido à sua longa convivência com humanos é um animal perfeito para companhia, não sendo um destruidor, desde que esteja com companhia e receba atenção da sua família humana, serve perfeitamente para apartamentos (com algumas restrições). A adaptação com crianças é perfeita!